Saúde e bem estar

“Quando eles precisam de Nós”

Disponibilização de um espaço desenvolvido a pensar no bem-estar de todos os elementos da família, sendo constituído por uma grande variedade, quantidade e qualidade de serviços clínicos, prestados nas nossas instalações, a toda a comunidade, nomeadamente:

Acompanhamento Psicológico – Apoio psicológico de forma a atender às necessidades dos utentes e dos seus familiares, para contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar.

Assistência e Cuidados de Enfermagem – Acompanhamento de situações crónicas, alto grau de dependência ou convalescença, que necessitem de cuidados específicos, tais como: realização de pensos, algaliações, injecções, análises clínica, tratamento de escaras, entre outros.

Fisioterapia – Desenvolvimento de atividades que procuram manter, restabelecer o movimento e a capacidade funcional dos utentes, em situações de alterações articulares e ósseas, disfunção neural, diminuição da força muscular, alterações cardiovasculares e alterações respiratórias.

Terapia da Fala – Desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

Terapia Ocupacional – Desenvolvimento de atividades que promovem a capacidade dos indivíduos de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações que estes considerem significativas. Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). Assim, avalia e intervém ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente, intervindo no sentido de desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio, designadamente:

  • Treino de Atividades da Vida Diária (AVD´s);
  • Treino de Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD´s);
  • Reabilitação cognitiva;
  • Reabilitação funcional/neurológica;
  • Avaliação do meio e adaptação do mesmo;
  • Aconselhamento de produtos de apoio/ajudas técnicas

Nutrição – Uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades específicas de cada individuo é a base para uma vida saudável. A Cuidamos em Casa disponibiliza uma avaliação nutricional para saber qual o seu estado nutricional e para permitir a elaboração de um plano alimentar à sua medida, bem como o respectivo acompanhamento.